Notícias Contábeis

7 aplicações de IA com resultados positivos para implementar na sua empresa em 2026

23/12/2025
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

A Inteligência Artificial não é mais uma promessa para o futuro. Faz parte da realidade do dia a dia, em diferentes áreas da vida, inclusive das empresas. Quem não a encarar como uma estratégia de negócio vai ficar para trás.

Ainda bem que as corporações estão atentas a isso. A pesquisa “IA em micro, pequenas e médias empresas: tendências, desafios e oportunidades”, encomendada pela Microsoft à Edelman Comunicação, revelou que 75% das empresas entrevistadas afirmam que estão otimistas em relação ao impacto da IA em seu trabalho. Essa crença é refletida nos planos das companhias: elas afirmam que continuarão investindo ou investirão pela primeira vez em IA (73%), sendo que 61% delas já possuem plano de ação ou metas específicas relacionadas à essa tecnologia.

Ainda de acordo com o estudo, 54% dos líderes declaram que a IA é uma prioridade na empresa. Já entre os colaboradores, 64% demonstram otimismo em relação aos resultados da IA em suas atividades. Para 77% dos tomadores de decisão, há melhoria na qualidade do trabalho, 76% consideram que a IA aumenta a produtividade e 70% acreditam que ela incrementa a satisfação dos clientes.

“De fato, as empresas que abraçam essa tecnologia ganham eficiência e competitividade, enquanto quem fica de fora corre o risco de perder espaço. Praticamente todas as áreas de uma corporação podem se beneficiar da IA de alguma forma”, afirma Marcos Silva, diretor de Tecnologia da Falconi.

A IA pode se ajudar e muito a melhorar o dia a dia na empresa. Alguns exemplos de como isso acontece:

  • Operações e processos – automatização de tarefas rotineiras, redução de erros humanos e ganhos de escala operacional;
  • Atendimento ao cliente – chatbots e assistentes virtuais melhoram a experiência do consumidor e reduzem custos de suporte. Centrais híbridas (bot + humano) reduzem tempo de fila. Resumos automáticos de conversas aceleram o pós-atendimento;
  • Marketing e vendas – análise avançada de dados permite segmentações de público mais precisas e campanhas de marketing personalizadas;
  • Finanças – algoritmos preditivos trazem mais precisão em análises de risco e projeções de fluxo de caixa;
  • Gestão de pessoas – triagem de candidatos e análise de engajamento de colaboradores. Apoio para que os líderes tomem decisões mais assertivas na gestão de talentos. Desenvolvimento de trilhas personalizadas;
  • Jurídico e compras – leitura de contratos e extração de cláusulas críticas;

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Últimas
Notícias